Angiocamp no Facebook


Guia Médico

Angiologia tratando das pessoas

A angiologia é uma especialidade médica que estuda o coração, os vasos sangüíneos (veias e artérias) e linfáticos. A cirurgia vascular é sua irmã, já que até 2005, no Brasil, as duas especialidades eram uma só, “Angiologia e Cirurgia Vascular”. A cirurgia vascular lida com os procedimentos cirúrgicos da área.

A atuação de um angiologista é bastante ampla, conheça os principais males que ele pode tratar:

Aneurismas: é uma dilatação arterial que pode ocorrer em qualquer lugar do corpo. Seu maior risco é o rompimento ou a formação de uma Trombose. Em ambos os casos há risco de isquemia (interrupção no fluxo sangüíneo para alguma área específica do corpo). O local mais grave em que pode ocorrer o aneurisma é no cérebro. O Aneurisma Cerebral, pode provocar desde dores de cabeça até AVCs (Acidente Vascular Cerebral ou derrame).

Arteriosclerose: é um endurecimento e espessamento das artérias. É mais comum em homens de idade mais avançada. Seu risco é a elevação da pressão sangüínea.

Cirurgia Endovascular: é uma sub-especialidade da cirurgia vascular utilizada no tratamento de doenças no sistema circulatório, usando cateteres e guias monitorados por computador.

Insuficiência Vascular Cerebral: são os problemas circulatórios no cérebro, os maiores causadores dos AVCs, Acidente Vascular Cerebral.

Traumas Vasculares: é a destruição de partes do sistema circulatório, que normalmente ocorre, por exemplo, em acidentes de carro. Muitos casos exigem cirurgia para a reconstrução do tecido.

Trombose: é uma doença que provoca a formação de trombos, mais conhecidos por coágulos, no interior de vasos sanguíneos profundos na perna. Um dos seus maiores riscos é a embolia pulmonar, que ocorre quando um pedaço do trombo é solto e levado pela circulação até o pulmão.

Varizes: são veias superficiais anormais, dilatadas. Sua maior ocorrência é nas mulheres. As principais conseqüências delas são dores, inchaço, além do trauma psicológico.

Mais guias

Mensagens SMS

Lembrete da data da sua consulta por SMS diretamente no seu celular. Mais uma comodidade que a Angiocamp oferece!

Saiba mais

Clínica

Fundada em dezembro de 1999, a Angiocamp desde seu início teve como propósito preencher uma lacuna existente no mercado...

Saiba mais

Newsletter

Angiocamp Responsabilidade Social

Av. Barão de Itapura, nº 950, sala 41 - Edificio Tiffany Office Plaza Guanabara - Campinas - SP CEP 13020-431 - Fones: (19) 3237.9455 / 3237.9469

Av. Onze de Agosto, nº 2745 - Santa Casa de Valinhos - Vila Embaré - Valinhos - São Paulo - Fone (19) 3859.1960