Angiocamp no Facebook


Guia Médico

Os perigos da Aterosclerose

Aterosclerose é uma doença do sistema vascular que causa a formação de ateromas nos vasos sangüíneos (veias e artérias) de uma pessoa. Os ateromas são placas que aderem à parede deles, formadas por lipídios (gordura) e tecido fibroso (nervos e tendões).

As conseqüências mais graves deste mal são as obstruções na circulação do sangue que elas podem ocasionar, devido ao tamanho dos ateromas. Quando esta má circulação ocorre nas artérias que irrigam o coração, ocorre o infarto que pode ser fatal. Se o bloqueio ocorrer no cérebro, o paciente pode sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral), conhecido popularmente por derrame, que em muitos casos é também letal ou, conduz a eventuais seqüelas (como perdas de movimento em membros, dependendo da região do cérebro afetada).

O surgimento da doença ocorre devido ao acúmulo das lipoproteínas de baixa densidade (LDL, sigla em inglês), que são absorvidas pelas células da parede do vaso sangüíneo. Por isso, cardiologistas exaltam a importância do monitoramento dos níveis de colesterol LDL, as gorduras de baixa densidade, facilmente acumuladas nas paredes vasculares.

Com o crescimento destas placas, o organismo as envolve e temos a formação do tecido fibroso, que impede a circulação do sangue. Outras conseqüências deste mal são tromboses, úlceras e necrose (morte) das células do local.

As doenças cardíacas são responsáveis por quase um terço das mortes no mundo e, na vasta maioria dos casos, os pacientes apresentam uma evolução no quadro de aterosclerose. Portanto, isto ressalta a importância do constante monitoramento nos níveis de colesterol LDL através de consultas freqüentes a cardiologistas e a observação de uma dieta alimentar com baixos níveis de gordura.

Mais guias

Mensagens SMS

Lembrete da data da sua consulta por SMS diretamente no seu celular. Mais uma comodidade que a Angiocamp oferece!

Saiba mais

Clínica

Fundada em dezembro de 1999, a Angiocamp desde seu início teve como propósito preencher uma lacuna existente no mercado...

Saiba mais

Newsletter

Angiocamp Responsabilidade Social

Av. Barão de Itapura, nº 950, sala 41 - Edificio Tiffany Office Plaza Guanabara - Campinas - SP CEP 13020-431 - Fones: (19) 3237.9455 / 3237.9469

Av. Onze de Agosto, nº 2745 - Santa Casa de Valinhos - Vila Embaré - Valinhos - São Paulo - Fone (19) 3859.1960