Angiocamp no Facebook


Guia Médico

Varizes dos membros inferiores

Segundo estudos do NIH (Instituto Nacional de Saúde dos EUA, sigla em inglês), as estimativas de presença de veias varicosas (varizes) giram em torno de 10 a 20% da população americana. Não existem números sobre o número de pacientes com este quadro no Brasil, mas informalmente, angiologistas admitem números semelhantes.

As varizes de membros inferiores são tecnicamente veias que apresentam uma dilatação permanente, o que caracteriza a doença como crônica. Os pacientes com este mal comumente reclamam de dores e cansaço e sofrem com inchaço no final do dia.

O avanço da doença leva, em casos mais graves, a coceiras e escurecimento da pele, que ocorre devido às dificuldades do sangue em retornar ao coração, os membros inferiores sofrem acúmulo de substâncias como o ferro. As conseqüências mais sérias são as flebites, inflamação da veia pela formação de coágulos, as feridas, chamadas de úlceras de perna e a trombose.

Existe um fator hereditário para a formação de varizes. Entretanto, segundo os médicos, elas surgem associadas à diversos outros motivos, como ficar em pé ou sentado durante muito tempo durante o dia, ganho de peso, gravidez, uso contínuo de saltos altos.

A principal medida preventiva é a prática de esportes que não sobrecarreguem as pernas, por exemplo, caminhadas, natação, hidroginástica, uso de meia ou faixa elástica etc. Para o tratamento da doença, o primeiro passo é a visita a um médico, pois cada de varizes nos membros infeirores é único, que pode variar desde o uso de meias elásticas até a cirurgias, em casos mais graves.

Mais guias

Mensagens SMS

Lembrete da data da sua consulta por SMS diretamente no seu celular. Mais uma comodidade que a Angiocamp oferece!

Saiba mais

Clínica

Fundada em dezembro de 1999, a Angiocamp desde seu início teve como propósito preencher uma lacuna existente no mercado...

Saiba mais

Newsletter

Angiocamp Responsabilidade Social

Av. Barão de Itapura, nº 950, sala 41 - Edificio Tiffany Office Plaza Guanabara - Campinas - SP CEP 13020-431 - Fones: (19) 3237.9455 / 3237.9469

Av. Onze de Agosto, nº 2745 - Santa Casa de Valinhos - Vila Embaré - Valinhos - São Paulo - Fone (19) 3859.1960