Angiocamp no Facebook


Guia Médico

Varizes: mulheres e sedentários são alvos potenciais

Cerca de 30% da população geral apresenta algum grau de varizes e a cada cinco indivíduos, pelo menos um deles sofre dessa mesma doença. São dados resultantes das pesquisas da Organização Mundial de Saúde, a OMS. Outros estudos realizados na área médica observaram que a freqüência de varizes nos indivíduos do sexo feminino é quatro vezes maior que nos do sexo masculino e a probabilidade de seu surgimento aumenta proporcionalmente à idade.

As varizes interferem prejudicialmente na saúde física e estética e devido à sua grande incidência é fundamental pensarmos nas ações e medidas preventivas que possam evitar o seu aparecimento e no esclarecimento sobre os tratamentos adequados quando elas já estiverem presentes.

Para as mulheres, as pílulas anticoncepcionais, a gravidez e as terapias de reposição hormonal são consideradas os maiores fatores de risco. No entanto, mesmo estando em desvantagem em relação às estatísticas, as mulheres ganham a vaidade como um aliado positivo para estagnar o quadro evolutivo da doença. Em contrapartida, muitos homens tratam o problema com descaso e tornam os casos de varizes ainda mais graves. No caso deles, as causas mais comuns são o sedentarismo e a postura no trabalho (longos períodos em pé ou sentado).

Os principais sintomas das varizes são edemas no tornozelo, como manchas ou dilatação das veias, dor na sola dos pés e sensação de desconforto, peso, queimação ou falta de firmeza nas pernas. A prática de exercícios físicos, principalmente a caminhada, ciclismo, hidroginástica e a natação, é altamente recomendada na ativação da musculatura e na prevenção da sobrecarga do sistema vascular.

Mais guias

Mensagens SMS

Lembrete da data da sua consulta por SMS diretamente no seu celular. Mais uma comodidade que a Angiocamp oferece!

Saiba mais

Clínica

Fundada em dezembro de 1999, a Angiocamp desde seu início teve como propósito preencher uma lacuna existente no mercado...

Saiba mais

Newsletter

Angiocamp Responsabilidade Social

Av. Barão de Itapura, nº 950, sala 41 - Edificio Tiffany Office Plaza Guanabara - Campinas - SP CEP 13020-431 - Fones: (19) 3237.9455 / 3237.9469

Av. Onze de Agosto, nº 2745 - Santa Casa de Valinhos - Vila Embaré - Valinhos - São Paulo - Fone (19) 3859.1960