Angiocamp no Facebook


Guia Médico

Obesidade já é epidemia no Brasil

A obesidade é um dos fatores de risco das principais doenças vasculares e está diretamente associada às facilidades tecnológicas e ao sedentarismo da vida moderna.

Essa doença crônica aumenta em 49% o risco do segundo enfarte do miocárdio nos obesos, chegando a 80% nos casos de obesidade mórbida.

Dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (2002-2003), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério da Saúde, constataram um aumento progressivo da obesidade nas últimas três décadas. O país possui hoje cerca de 38,6 milhões de pessoas acima do peso recomendado, o que corresponde a 10,5 milhões de obesos na população adulta.

Na última década, a obesidade passou a ser considerada uma doença crônica pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo ela, “a obesidade é uma doença crônica e complexa. É uma enfermidade multifatorial, influenciada por fatores genéticos, enzimáticos, endócrinos, familiares, dietéticos e psicológicos, que apresenta graves dimensões sociais e afeta praticamente todas as faixas etárias e grupos socioeconômicos”.

Os dados apontam para uma epidemia global da obesidade e as conseqüências dessa doença para os indivíduos é o aumento da freqüência de outras graves doenças, como hipertensão arterial, arteriosclerose, insuficiência cardíaca, altos níveis de gordura no sangue, diabetes melito, infarto do miocárdio, derrames, dentre outras.

A obesidade deve ser prevenida através de dieta alimentar equilibrada, atividade física regular e modo de vida saudável.

Mais guias

Mensagens SMS

Lembrete da data da sua consulta por SMS diretamente no seu celular. Mais uma comodidade que a Angiocamp oferece!

Saiba mais

Clínica

Fundada em dezembro de 1999, a Angiocamp desde seu início teve como propósito preencher uma lacuna existente no mercado...

Saiba mais

Newsletter

Angiocamp Responsabilidade Social

Av. Barão de Itapura, nº 950, sala 41 - Edificio Tiffany Office Plaza Guanabara - Campinas - SP CEP 13020-431 - Fones: (19) 3237.9455 / 3237.9469

Av. Onze de Agosto, nº 2745 - Santa Casa de Valinhos - Vila Embaré - Valinhos - São Paulo - Fone (19) 3859.1960