Angiocamp no Facebook


Guia Médico

Saiba mais sobre o Acidente Vascular Cerebral

Seu nome popular é derrame cerebral. Acontece inesperadamente na maioria dos casos, o que justifica o primeiro substantivo de sua nomenclatura. O AVC (Acidente Vascular Cerebral) pode ser caracterizado como uma lesão em uma das artérias que irrigam o cérebro, danificando a região e possíveis funções do organismo coordenadas por ela.

O Acidente Vascular Cerebral pode pertencer ao grupo do AVC isquêmico, quando o entupimento dos vasos causa a impossibilidade de circulação sangüínea, ou do AVC hemorrágico, quando alguma artéria se rompe, formando coágulo prejudicial ao tecido cerebral. Os sintomas podem variar dependendo da região cerebral afetada, causando desde perda de movimentos corporais até alterações cognitivas. Além disso, podem aparecer, regredir ou desaparecer abruptamente, muitas vezes deixando seqüelas.

Os fatores mais comuns que aumentam as chances de ocorrência de um AVC são a hipertensão arterial, doenças cardíacas, taxas altas de gorduras (colesterol e triglicérides), diabetes, distúrbios de coagulação, entre outras. Tratamentos e reabilitação dependerão muito do comprometimento neurológico sofrido por cada paciente.

O cuidado no tratamento dos fatores de risco do Acidente Vascular Cerebral ainda parece ser a forma mais efetiva de prevenção. Atenção maior deve ser dada aos problemas de hipertensão, colesterol elevado, diabete melito e problemas cardíacos. Obesidade, fumo e sedentarismo também são complicadores potenciais.

Mais guias

Mensagens SMS

Lembrete da data da sua consulta por SMS diretamente no seu celular. Mais uma comodidade que a Angiocamp oferece!

Saiba mais

Clínica

Fundada em dezembro de 1999, a Angiocamp desde seu início teve como propósito preencher uma lacuna existente no mercado...

Saiba mais

Newsletter

Angiocamp Responsabilidade Social

Av. Barão de Itapura, nº 950, sala 41 - Edificio Tiffany Office Plaza Guanabara - Campinas - SP CEP 13020-431 - Fones: (19) 3237.9455 / 3237.9469

Av. Onze de Agosto, nº 2745 - Santa Casa de Valinhos - Vila Embaré - Valinhos - São Paulo - Fone (19) 3859.1960