Angiocamp no Facebook

Notícias

Carótida

22/11/2011

Fonte: http://www.carotida.com.br/p1.htm

 As artérias carótidas são vasos sangüíneos que levam sangue arterial do coração para o cérebro. Cada indivíduo tem duas artérias carótidas. Elas têm sua origem no tórax (arco aórtico); passam através do pescoço, uma de cada lado, até alcançar o crânio.

    Além dessas duas importantes artérias, existem duas artérias menores na parte posterior do pescoço que também levam sangue para o cérebro: as artérias vertebrais.
As artérias do lado E do pescoço levam sangue para o lado E do cérebro e vice e versa. Existe, entretanto comunicação entre as carótidas D e E dentro do crânio.

   O lado E do cérebro controla os movimentos e sensações do lado D do corpo e vice e versa.
    A principal causa de obstrução das artérias carótidas é a doença aterosclerótica. A aterosclerose é uma doença que pode acometer todas as artérias do corpo. Quando acomete as coronárias pode gerar infarto agudo do miocárdio, quando afeta as artérias renais gera insuficiencia renal; quando afeta artérias de perna pode causar gangrena e quando acomete as carótidas pode gerar o "Derrame" (Acidente Vascular Cerebral).

    A maioria dos pacientes com sub-oclusões moderadas não apresentam nenhum sintoma devido a adaptação de fluxo pelas artérias vertebrais.
    O grande problema das sub-oclusões de artéria carótida é que as placas de ateroma são irregulares e apresentam acúmulo de coágulos que podem se desprender e serem levadas com o fluxo sangüíneo até o cérebro, aonde vão causar interrupções de pequenos vasos (Embolia Cerebral).


    Outro problema freqüente é a oclusão abrupta de uma área previamente estenosada, que geralmente leva a quadros de isquemia cerebral mais graves e irreversíveis.




Mais notícias

Mensagens SMS

Lembrete da data da sua consulta por SMS diretamente no seu celular. Mais uma comodidade que a Angiocamp oferece!

Saiba mais

Clínica

Fundada em dezembro de 1999, a Angiocamp desde seu início teve como propósito preencher uma lacuna existente no mercado...

Saiba mais

Newsletter

Angiocamp Responsabilidade Social

Av. Barão de Itapura, nº 950, sala 41 - Edificio Tiffany Office Plaza Guanabara - Campinas - SP CEP 13020-431 - Fones: (19) 3237.9455 / 3237.9469

Av. Onze de Agosto, nº 2745 - Santa Casa de Valinhos - Vila Embaré - Valinhos - São Paulo - Fone (19) 3859.1960