Angiocamp no Facebook

Notícias

Dores e pesos nas pernas

27/01/2012

Fonte: http://www.varizes.com/Artigos/42/Dores_e_peso_nas_pernas_Saiba_o_que_sao_varizes_.html

Dores e peso nas pernas? Saiba o que são varizes   Varizes são veias que se dilataram e ficaram tortuosas, responsáveis pela sensação de queimação, inchaço , cansaço e dor nas pernas.   Varizes são veias, que se dilataram e ficaram tortuosas, responsáveis pela sensação de queimação, dor, inchaço e cansaço nas pernas. Nos estágios mais avançados,sem o devido tratamento, podem agravar com formação de flebites. Quando crônicas (Insuficiência vascular venosa crônica), podem levar ao aparecimento das úlceras varicosas que são incapacitantes e precisam de repouso prolongado para sua cicatrização.

Podem se apresentar em diversas formas: apenas como minúsculas linhas avermelhadas serpentinosas (telangiectasias) ou mais calibrosas azuladas (varizes de médio calibre), ou ainda com nódulos que saltam o plano da pele (varizes de grosso calibre).

Normalmente, acometem bem mais às mulheres, devido à influência dos hormônios sexuais femininos, gravidez, e menor massa muscular que os homens. Existe também uma tendência inata geneticamente determinada em algumas pessoas e, se na família apresentam-se vários casos de varizes, o risco de tê-las é bem maior.

Dependendo do tipo de variz, existem formas de tratamento mais adequadas; o importante é iniciar o tratamento o mais precoce possível, pois, dependendo do grau de desenvolvimento das varizes, poderá ser recomendado de simples aplicações, cirurgias de micro incisões, ou até retirada de veia safena, o que é menos comum atualmente.

Uma avaliação com um médico especialista em angiologia (Angiologista ou Cirurgião Vascular) é fundamental para se saber em que estágio encontram-se as varizes e a saúde vascular. Normalmente estes profissionais estão mais aparelhados e qualificados para fazerem o mapeamento de suas varizes , pois possuem em seu consultório um aparelho de ultrassom vascular (doppler vascular) e assim, poderão fazer uma avaliação mais efetiva para diagnosticar e fazer as devidas indicações ao seu quadro clínico vascular.

A indicação mais praticada é a esclerose das varizes, escleroterapia (Aplicações): Antes temida devido aos riscos de ulcerar ou deixar manchas escuras no local da aplicação, além de muito dolorosa. Hoje em dia, é de maior segurança e sem tais riscos, visto que os métodos utilizados evoluíram, bem como as soluções esclerosantes são menos cáusticas.

Métodos de Tratamentos Vascular Varicoso

- Escleroterapia com injeçao de solução esclerosante, ainda é o método mais largamente testado e utilizado preferencialmente nas varizes de pequeno calibre, sendo o que até hoje mais apresenta bons resultados com menos intercorrência. Desde que praticados por profissionais médicos qualificados.

- Aplicações sem injeção, por radiofreqüência, são utilizadas principalmente para as varizes de tamanhos minúsculos (telangiectasias), também com algum resultado.

- Aplicações com Laser são menos utilizadas e, em alguns casos, podem ser indicadas em varizes de pequeno calibre, telangiectasias de face e remoção de tatuagens. Quando utilizados aparelhos de última geração já não deixam mais aquelas temíveis manchas hipocrômicas .

- Microcirurgia de varizes são realizadas com freqüência pelos angiologistas cirurgiões vasculares para as varizes de médio calibre, que são aquelas em que já não se deve aplicar esclerosantes ou laser, devido a um maior risco de hiperpigmentação (manchas acastanhadas). Esta cirurgia, embora utilizando microincisões e sendo de pequeno risco, devem ser feitas em centros cirúrgicos para melhor segurança do paciente - que normalmente são liberados logo que terminado o ato cirúrgico, com os devidos cuidados pós-operatórios e calçando meias elásticas compressivas.

http://www.varizes.com/Artigos/42/Dores_e_peso_nas_pernas_Saiba_o_que_sao_varizes_.html

Mais notícias

Mensagens SMS

Lembrete da data da sua consulta por SMS diretamente no seu celular. Mais uma comodidade que a Angiocamp oferece!

Saiba mais

Clínica

Fundada em dezembro de 1999, a Angiocamp desde seu início teve como propósito preencher uma lacuna existente no mercado...

Saiba mais

Newsletter

Angiocamp Responsabilidade Social

Av. Barão de Itapura, nº 950, sala 41 - Edificio Tiffany Office Plaza Guanabara - Campinas - SP CEP 13020-431 - Fones: (19) 3237.9455 / 3237.9469

Av. Onze de Agosto, nº 2745 - Santa Casa de Valinhos - Vila Embaré - Valinhos - São Paulo - Fone (19) 3859.1960