Angiocamp no Facebook

Notícias

Úlceras varicosas

27/01/2012

Fonte: http://www.varizes.com

Úlceras varicosas   O seu tratamento, mesmo quando realizado de modo adequado, costuma ser prolongado, requer acompanhamento médico, curativos diários e muito repouso   

As úlceras varicosas, em sua grande maioria, surgem como conseqüência do agravamento de moléstias vasculares venosas. Podem iniciar de forma espontânea, desencadeadas por picadas de insetos, apresentando pruridos. Surgem então pequenas lesões, principalmente nas regiões próximas ao tornozelo, que se agravam gerando úlceras que freqüentemente cronificam pela falta de cuidados. O seu tratamento, mesmo quando realizado de modo adequado, costuma ser prolongado e requer acompanhamento médico, curativos diários e muito repouso.

Tratamento das Úlceras Varicosas

Este manual de orientação tem por objetivo auxiliar a todas as pessoas interessadas em prestar assistência a pacientes portadores de úlceras varicosas a partir do conhecimento de medidas simples e praticáveis que contribuem para uma transformação gradual na conduta de vida do paciente.

Orientações básicas

Avaliação. A primeira iniciativa deverá concentrar-se em obter a indicação de uma avaliação médica especializada - realizada por um Angiologista - o mais rápido possível. Estabelecido o diagnóstico de úlcera varicosa e determinadas as condutas do tratamento, caberá aos agentes de saúde incentivar e ajudar o portador desta enfermidade a seguir rigorosamente as orientações médicas prescritas.

Repouso

É fundamental, em se tratando de úlcera varicosa, observar o repouso prolongado com pernas elevadas. Deverão ser usadas ataduras elásticas ou meias elásticas sobre o curativo, principalmente pacientes que levam uma vida mais ativa e naqueles em que a úlcera está em fase de cicatrização. Este procedimento reduz o acúmulo de sangue venoso na região, ajudando a acelerar o processo de cura.

Alimentação

O portador de úlceras varicosas deverá alimentar-se de forma mais natural (frutas, verduras e legumes), incluir em sua dieta as carnes magras, evitando ao máximo o consumo de alimentos gordurosos, diminuir a ingestão de salgados e doces, não fumar e nem fazer uso de bebidas alcoólicas.

Curativo diário

Os curativos devem ser feitos diariamente, considerando as condições de higiene como imprescindíveis antes, durante e após o procedimento. Sempre que perceber alguma mudança no aspecto da úlcera, retorne ou leve o paciente imediatamente ao médico.


Seqüência prática de curativo simples residencial

Antes de mais nada, lembre-se: o curativo ideal é aquele realizado com a supervisão de um médico.

Mantenha cuidados de higiene geral: utilize apenas materiais limpos e guardados separadamente. Todo o lixo deve ser descartado em sacos plásticos e rapidamente eliminado.

Recomendamos fazer o curativo sempre com cuidados de higiene geral, mantendo o material a ser usado limpo e guardado separadamente. O lixo deve ser ensacado e rapidamente eliminado.

Mais notícias

Mensagens SMS

Lembrete da data da sua consulta por SMS diretamente no seu celular. Mais uma comodidade que a Angiocamp oferece!

Saiba mais

Clínica

Fundada em dezembro de 1999, a Angiocamp desde seu início teve como propósito preencher uma lacuna existente no mercado...

Saiba mais

Newsletter

Angiocamp Responsabilidade Social

Av. Barão de Itapura, nº 950, sala 41 - Edificio Tiffany Office Plaza Guanabara - Campinas - SP CEP 13020-431 - Fones: (19) 3237.9455 / 3237.9469

Av. Onze de Agosto, nº 2745 - Santa Casa de Valinhos - Vila Embaré - Valinhos - São Paulo - Fone (19) 3859.1960